sexta-feira, 19 de setembro de 2014

4 dicas para conservar seus pisos de porcelanato


Apesar do porcelanato ser um material de acabamento refinado, a limpeza e a manutenção desse tipo de piso não são tarefas tão complicadas quanto parece. Mantê-lo limpo e bonito depende de medidas simples e contínuas que garantem o brilho e durabilidade do material. Quer saber como fazer isso? Então confira as nossas dicas para conservação de seus pisos de porcelanato!


1. Os cuidados devem começar logo após a instalação


Logo depois do assentamento do piso, o ideal é que você comece os cuidados, pois a impressão que se tem nessa fase é de que o piso está manchado e sem brilho. Justamente por isso, a limpeza deve ser feita adequadamente depois da obra. Vale destacar que a higienização pós-obra precisa ser realizada meia hora depois da aplicação.

Primeiramente, é preciso remover a película superficial (bruma) que se forma sobre o revestimento, com a ajuda de um pano seco. Feito isso, é necessário usar uma esponja macia umedecida com água limpa, higienizando completamente o revestimento, a fim de evitar a formação de manchas e opacidade. Cuidado para não molhar demais a superfície!

2. Atente-se ao rejunte


Para manter o visual bonito e conservar a beleza do piso, você precisa pensar não apenas no porcelanato, mas também no rejunte. Caso o produto não seja polido, você pode usar soluções específicas para a limpeza de rejuntes depois de uma semana do assentamento. Esses produtos devem ser diluídos em água e aplicados com a face amarela da esponja. Após passar a solução no rejunte, deixe agir por dez minutos, enxágue e espere a secagem. Se o porcelanato for polido, você pode passar saponáceo cremoso puro sobre o rejunte. Não há prejuízos!

3. Cuidados especiais na limpeza diária


Para fazer a limpeza diária do piso de porcelanato, o mais indicado é varrer a superfície usando vassoura de pelo. Aspirar também é uma ótima alternativa, além de ser bem prático e rápido. Vale ressaltar que depois de varrer ou aspirar, você deve passar um mano molhado com detergente neutro e esperar que o chão seque completamente.

4. Escolha os produtos certos

É um erro usar produtos multiuso, sabão em pó, produtos clorados e saponáceos na limpeza de porcelanato. Por serem produtos abrasivos demais, eles acabam abrindo os poros do piso e, consequentemente, causam encardimento e manchas no revestimento. O ideal é usar apenas água e detergente neutro na limpeza.

Dicas extras para conservação de porcelanatos


  • Limpe os pisos de porcelanato regularmente usando detergente neutro e água. Use apenas uma colher de detergente para cada cinco litros de água;
  • Aplique impermeabilizante apenas em porcelanatos que não possuam camada de brilho (gloss);
  • Nunca use ceras em porcelanatos, afinal, esse piso já brilha naturalmente;
  • Não use escovas, água sanitária, ácidos ou soda cáustica, pois isso inevitavelmente danifica o porcelanato;
  • Jamais misture produtos químicos na limpeza de porcelanatos.


fonte: blog.casashow.com.br

Curtiu a nossa dica ? Então compartilhe!

www.milimoveis.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário